Museu da Vila_Proposta nova de identidad

o museu da vila

 

O Museu da Vila é um equipamento cultural a serviço da sociedade. Foi criado em 1º de junho de 2018, pelo Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Artes Patrimônio e Museologia, da Universidade Federal do Piauí, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro. É a sede do Programa, um museu-escola que forma gestores do patrimônio cultural - museólogos. O Museu está instalado em um antigo grupo escolar, Deputado João Pinto, construído em 1980. Sem uso social há mais de sete anos, com a intervenção Programa e comunidade, referência de identidade para os grupos sociais que habitam o território, o antigo grupo tem novo uso social, atende  os residentes do Bairro e entorno.


A criação de um Museu da Vila surge de uma demanda local por um equipamento essencialmente à arte-educação, cultura, economia circular, turismo sustentável, pesquisa, documentação, preservação e comunicação do rico e complexo patrimônio cultural do território. A vila-bairro faz parte de Luís Correia, um dos dez municípios que integram a Área de Proteção Ambiental APA do Delta.

 

No Museu da Vila são ministradas as aulas teórico-práticas do único mestrado profissional em museologia do Norte e Meio Norte do Brasil. 

imagem_museu_2020.jpg