EXPOSIÇÕES

Caixa de Memórias:

A Caixeiral que vivi

MAIO 2018
S E S C  C A I X E R A L

MANGUEZAL

OUTUBRO 2018

M U S E U  T A R T A R U G A S

D O  D E L T A

POR ENTRE RIO E MAR

OUTUBRO 2018
M U S E U  D A  V I L A

EVENTOS

FEIRA DO PATRIMÔNIOi

2017
 

cidadania, comunidade e museologia social

2018
 

FEIRA DO PATRIMÔNIO

2018
 

produção audiovisual

Para conhecer todas as nossas produções clique aqui:

//Caixa de Memórias  

A Caixeiral que vivi


Documentário faz uma imersão no cotidiano escolar da União Caixeiral, prédio ocupado atualmente pelo SESC Cultural no centro hisórico de Parnaíba/PI, a partir das memórias de educadores e estudantes, que acompanharam a trajetória da Instituição entre 1960 a 2005. Está associado ao projeto de pesquisa “Exercícios Museográficos”, que em 2018, faz parte das ações da 16ª da Semana Nacional de Museus, coordenadas pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, Mestrado Profissional, da UFPI com o apoio do SESC Piauí | IBRAM | ICOM.

//a fé que abraça a barca

Documentário etnográfico que narra as singularidades da louvação a Bom Jesus dos Navegantes, que ocorre em Luís Correia/PI. A Celebração em honra a Bom Jesus dos Navegantes remonta ao século XX, portanto é parte não somente da trajetória religiosa, como também histórica, social e cultural da comunidade, principalmente para os pescadores e seus familiares. Mantendo-se viva até os dias atuais, com transformações, ressignificações, permanecias e rupturas, a Celebração de Bom Jesus dos Navegantes se reafirma como uma manifestação ancestral e, portanto como patrimônio religioso para os piauienses.

//Povos do Delta 

Pescadores

Primeiro episódio da Série de Documentários Etnográficos com o título POVOS DO DELTA, cuja narrativa centramos na vida cotidiana dos povos que habitam a APA Delta da Parnaíba. São vivências, experiências associadas ao mar, aos apetrechos de pesca, a conhecimentos de espécies de peixe, fluxo de maré etc.  Memórias atravessadas por sonhos e expectativas em um tempo presente.

premiações

prêmio mestres e conselheiros - icomos

O Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da UFPI, em agosto de 2018 durante a realização do X Mestres e Conselheiros em Belo Horizonte-MG, recebeu através da “Feira do Patrimônio 2018" o prêmio de iniciativa mais relevante de Educação Patrimonial do Brasil, decorrente dos resultados para o desenvolvimento local em meio a um processo educativo de identificação de práticas cotidianas, costumes, condutas, memórias, crenças e experiências históricas.

O X Mestres e Conselheiros trata-se de evento particular no Brasil, no qual os militantes e os agentes que formulam e implementam as políticas de patrimônio e se encontram com pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação do país.

C r i a ç ã o 
Áurea Pinheiro, Cássia Moura, Víctor Veríssimo

D e s i g n  

Víctor Ver​íssimo e Fábio Estefânio

T e x t o
Áurea Pinheiro

F o t o s
Cássia Moura

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram